Aplicativos de namoro ameaçam as informações pessoais do usuário?

Em uma análise preparada pela IBM, cerca de 26 dos 41 aplicativos Android para namoro e paquera online analizados revelaram problemas de vulnerabilidades de severidade média e em alguns casos alta.

Mais de 60 por cento dos App de namoro mais populares na loja de downloads da Google são potencialmente vulneráveis a ataques cibernéticos, que põem em risco as informações pessoais dos usuários.

TinderDe acordo com um estudo preparado pela unidade de segurança da empresa de tecnologia IBM, cerca de 26 dos 41 aplicativos de namoro estudados, disponíveis para a plataforma móvel Android têm vulnerabilidades de média e alta gravidade.

“Muitos desses aplicativos de paquera têm acesso a recursos adicionais como câmera, microfone, arquivos, localização GPS e as vezes até informações de faturamento do cartão de crédito, que somados às vulnerabilidades pode torná-los um alvo dos hackers”, diz a IBM.

Entre as principais vulnerabilidades descobertas pela IBM é a capacidade de baixar malware ao instalar aplicativo no telefone móvel, bem como o uso de informações de GPS para rastrear os movimentos dos usuários.

“A IBM descobriu que 73 por cento dos 41 ​​aplicativos de namoro analisados têm acesso a informações sobre o passado e localização GPS atual. Hackers podem capturar a localização do usuário para descobrir onde você vive, trabalha ou passa o tempo livre.”

IBM diz que têm funções para ativar a câmera ou microfone de um celular, os aplicativos podem permitir que um hacker possa ouvir os usuários e podem interceptar conversações confidenciais de uma empresa, mesmo quando o App não estiver em uso.

Contra essas vulnerabilidades, a empresa recomenda que os usuários não divulguem informações pessoais demais do necessario nesses sites, como onde você trabalha ou onde você mora, a não ser que você se sinta confortável com a pessoa que você está interagindo.

Outra recommendação sempre válida é de usar senhas únicas para cada conta online que você tem. Se você usar a mesma senha para todas as suas contas, você pode deixar várias brechas abertas para um ataque se uma conta é comprometida.”

Deixe uma resposta

Your email will not be published. Name and Email fields are required.